sábado, 27 de Abril de 2024  10:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-10-2009

Concerto decorreu no Complexo Social Seabra de Castro


Anadia - Concerto assinala seis décadas de música da Banda de Música

A Banda de Música de Anadia comemorou 60 anos no passado sábado (dia 3). A data foi assinalada com um concerto que teve lugar no Complexo Social Seabra de Castro, na Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

A escolha do local tem duas razões especiais. Primeiro, porque "a primeira casa de ensaios foi aqui", segundo, pelo apoio que a Santa Casa nos tem dado ao longo dos últimos anos", explicou Carlos Matos, presidente da Banda de Música de Anadia.

A comemoração dos 50 anos foi a última data assinalada pela Banda, altura em que um novo salão foi inaugurado na sede. Uma década depois, o 60.º aniversário é lembrado com um concerto. A direcção ficou a cargo de Carlos Cunha, actual maestro que assumiu funções em 2008. Natural de Santa Maria da Feira, entrou para a Banda de Música de Anadia após "um período conturbado por falta de maestro", referiu o presidente.

Apoios. Quarenta elementos, de ambos os sexos, fazem actualmente parte da formação. A maior dificuldade que atravessam é "a falta de apoios", contou Carlos Matos. Além da Santa Casa da Misericórdia, que tem prestado apoio nos últimos 20 anos e que faculta uma carrinha para as deslocações, e da Junta de Freguesia de Arcos, não há mais apoios. Para a aquisição do fardamento e dos instrumentos, "os serviços vão ajudando a suportar os custos".

Esta tem sido uma das maiores conquistas, "sobreviver sem apoios", confessou o presidente. Acrescentando também o salão para ensaios e a Escola de Música. É "a base dos músicos", assim a define. Gratuita, é da Escola que todos os anos saem elementos para as fileiras.

Alguns músicos que integraram as fileiras há 60 anos estiveram presentes na comemoração. Recordando o passado, Armando Silva (Anadia) revelou que "ou tinha de ser bombeiro ou músico". Optou por seguir o caminho da música, e por aprender a tocar trombone. "Era maravilhoso tocar", afirmou. Com saudades dos tempos em que fez parte das fileiras, assegura que "hoje se arrepia e comove ao ver a Banda".

Lembranças. A celebrar 10 anos ao serviço da Banda de Música de Anadia, André Pinto e Diogo Marques receberam a Clave de Bronze no final do concerto.

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia presentearam a Banda com um quadro elaborado pelos próprios.

Rita de Freitas Gomes

ana.rita@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®